FISCAL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

O planejamento tributário tem como principal objetivo a economia (diminuição) legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo. Os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam quase sempre importante parcela dos custos das empresas, muitas vezes sendo a maior delas. Com o aumento da competitividade devido à globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.



Diminuir o impacto tributário sobre a sua empresa não é desculpa para descumprir a legislação, ações fraudulentas ou gambiarras legais tem se mostrado comprazo de validade, não sendo a solução definitiva.

Aproximadamente um terço do faturamento empresarial é dirigido ao pagamento de tributos. Da somatória dos custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos, tornando-se imprescindível a adoção de um sistema de economia legal.


Planejamento tributário como obrigação dos administradores

A Lei 6.404/76 (Lei das S/A) prevê a obrigatoriedade do planejamento tributário, por parte dos administradores de qualquer empresa (interpretação do artigo 153).

"O administrador da companhia deve empregar, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração dos seus próprios negócios."


Portanto, antes de ser um direito, uma faculdade, o PLANEJAMENTO FISCAL é obrigatório para todo bom administrador.

Assim sendo no Brasil estamos vivendo uma "explosão" do Planejamento Tributário como prática das organizações e, se a atual tendência permanecer, em um futuro próximo a omissão desta prática comprometerá seriamente as atividades de muitas empresas que atuam em mercados já com margem por demais apertada.

A ANÁLISE PROFUNDA DAS ATIVIDADES E FATURAMENTO de cada empresa-cliente com intuito de DETERMINAR A MELHOR ESTRATÉGIA TRIBUTÁRIA tem se mostrado fonte de surpresa para empreendedores que procuram a Promicro. Não raro a decisão da melhor alternativa para economia entre Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real não deve decorrer simplesmente do porte do negócio, devendo ser analisado com atenção e dedicação caso a caso.


90 % DAS EMPRESAS PAGAM MAIS IMPOSTOS DO QUE DEVERIAM!

A LINHA QUE SEPARA A ELISÃO DA EVASÃO FISCAL É TÊNUE, PARA NÃO CORRER RISCOS DESNECESSÁRIOS APOSTE EM UMA EQUIPE DE CONTABILIDADE COMPETENTE, DE CONFIANÇA E, ACIMA DE TUDO, ÉTICA E RESPONSÁVEL.