CONTABILIDADE

Contabilidade é uma ciência que objetiva o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no Patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades. 

Registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira e estudando suas consequências a contabilidade gerencial tem papel estratégico na redução das despesas, majoração das receitas e consequentemente otimização do resultado global.

Com a globalização e a consequente competitividade a presença de técnicos contábeis na vida íntima de uma empresa deixou de ser um privilégio de uma minoria e passou a ganhar cada vez mais importância. Uma organização que possui uma estrutura contábil eficiente se destaca dentre as outras porque decide melhor e então tem mais chances de crescer.

Muito mais que escriturar, são 5 os verbos que definem um bom serviço contábil:

  1. Registrar: tudo de uma empresa que diz respeito a valores monetários;

  2. Organizar: um sistema de controle que leve em consideração as peculiaridades da empresa;

  3. Demonstrar: com base no que foi sistematizado anteriormente, a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa;

  4. Analisar: todos os demonstrativos e relatórios contábeis para apurar os resultados obtidos; e

  5. Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, levando em consideração as despesas com pagamentos e também os valores que serão recebidos de terceiros, além de prever possíveis problemas.



Com esta disponibilidade de serviços os gestores de uma empresa possam ter o conhecimento necessário de sua própria organização e negócio para que possam decisões assertivas, tendo o contador para dar apoio a essas decisões, como um consultor.